terça-feira, 18 de maio de 2010

Esquecer é permitir. Lembrar é combater.


18 de Maio
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes




“Esquecer é permitir. Lembrar é combater”

Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Os acusados, Paulo Helal e Dante de Bríto Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como era mais conhecido, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.
A Vitória daquela época era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe, viciada em cocaína, foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.
O dia 18 de Maio como Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado em 1998 pela CEDECA-BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país.

- A cada 15 segundos uma criança é abusada sexualmente no Brasil
- 93 cidades do estado de São Paulo possuem foco de exploração sexual infantil
- 80% dos casos de abuso são intra-familiar
- 4338 denúncias foram realizadas só no mês de Janeiro


Como “Esquecer é permitir. Lembrar é combater”, seja uma das pessoas que denunciam todos os focos de injustiça e dos homens que praticam a violência. Não se conforme com as estatísticas mas lute para que os números diminuam cada vez mais.




Salmos 10: 12; 17-18
"12. Levanta-te, SENHOR. O Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes.
17. SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles; 18. Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência."

fonte: CEDECA-BA e Estaacontecendoagora.com
___________________________________________

O dia de hoje não pode passar em branco.
Desde a semana passada tenho refletido muito sobre o assunto e percebido que não é uma utopia acreditar que as estatísticas possam diminuir cada dia mais!
É difícil passar um dia em que não vemos na televisão uma notícia sobre a pedofilia. Há ainda inúmeros outros que não chegam à mídia, que as estatísticas também não alcançam. São os casos que estão calados, reprimidos e escondidos em muitos lares, quartos e corações.
Aqui em Paulínia, há alguns dias atrás uma menina de cinco anos foi estuprada e morta à facadas pelo próprio tio. Este é um caso entre outros milhares!
Nesta manhã montei essa breve notícia sobre o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O slogan desse dia é: Esquecer é permitir. Lembrar é combater.

Faça parte dos que lembram, denunciam e combatem!

Um forte abraço,

Natalia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não fique encima do muro...
Gostou? Não gostou?
Apenas não fique indiferente... Deixe um comentário!