quinta-feira, 6 de maio de 2010

Crente... Crendo no que?

Aos que ainda vão me conhecer, revelo algo: sou crente...



Sim, é essa a nomenclatura utilizada.
Pena que hoje ela se tornou pejorativa.
Crente nada mais é alguém que acredita em algo. Você acredita em Papai Noel? Duendes? Fadas? Lobisomem? Tu é um crente... Em coisas estranhas, mas é... =S
Normalmente era usada a expressão “crente em Jesus”, mas nossa preguiça lingüística abreviou a frase e nos resumimos hoje a uma palavra. O sinônimo evangélico também é usado. Nada mais é que alguém que fala do evangelho, que seria as boas novas de salvação através de Jesus Cristo, Filho de Deus.
Sei o que se passou na sua cabeça quando leu isso: pastores tirando dinheiro de pessoas, fanáticos querendo queimar homossexuais e mandando todos os que não concordam para o inferno.
Entendo por que. Realmente a nossa imagem não está das melhores...
O triste é que, assim como PMs, professores e médicos ficam desacreditados quando pisam na bola com a população, assim são os que anunciam que seguem a verdade de maneira irrepreensível, apontando os erros alheios e posando com ar de santidade. Sei também que muitos escândalos aparecem na TV mostrando falcatruas envolvendo dinheiro e igreja evangélica.
Mas, por favor, não pense que todos nós apoiamos esse tipo de conduta. Maus exemplos existem em TODAS as categorias. Há padres maravilhosos que realmente dão a vida pela sua paróquia, apesar dos casos de pedofilia na Igreja Católica. Mesmo que conheçamos casos de professores que faltam sem motivos e estão se lixando pro futuro do aluno, também há professores que, apesar da falta de recursos e salário baixo, ensinam com amor, superando tudo isso pra investir na vida de alguém. Há policiais corruptos que se vendem por pouco, apoiando as organizações criminosas, mas há os que dão suas vidas defendendo a população, deixando sua família órfã, mas honrando o compromisso assumido. Assim também existem pastores e crentes sérios, que não podem ser colocados no mesmo saco que os que fingem seguir a Cristo.
No meu blog você vai encontrar muitas críticas e observações, pois também não concordo com algumas coisas que acontecem. Mas, do fundo do coração, posso dizer que essas atitudes vergonhosas não podem responder pelo todo, como se fosse uma amostra do que existe...

Queridos: cristão não é quem apenas acredita em Jesus (senão até o capiroto seria cristão), mas sim quem SEGUE e IMITA a Cristo! É quem busca ser mais parecido com ele, nas atitudes, no falar, no pensar!

"O nome cristão surgiu em Antioquia, lugar onde nasceu Lucas, que escreveu um dos evangelhos. Era um lugar tão despudorado (desenterrei essa palavra, kkk) que os rituais religiosos, com prostitutas sacerdotais e coisas do gênero, chegaram a ser proibidos pelo imperador! Pensa na "poca-vergonha"!
Mas no meio dessa bagunça toda, tinha um povinho estranho. Só falavam em paz e amor, cuidar do próximo (não, eles não eram hippies!). O engraçado é que eles lembravam muito um tal de Jesus Cristo, que tinha sido crucificado há um tempo atrás. Na verdade, essas pessoas eram seguidoras dessa cara. Pronto! Nascia um apelido: cristão, que quer dizer "pequeno Cristo". Sim, esse nome era pejorativo, uma chacota, uma tiração de sarro. Mas assim como os torcedores do Coritiba Football Club eram chamados de coxa-branca (pensa nos alemães com as coxas brilhando ao sol - lembra do filme Coccon?) e acabaram tornando o apelido um nome carregado com orgulho, assim aconteceu com os cristãos."

Fonte: eu mesma, lembrando das aulas da faculdade de Teologia, =)

Fim da aula de História da religião, hehe.
Voltando ao século XXI...

É isso que Deus quer dos cristãos. Que imitemos a Jesus. Pro nosso bem e pra alegria Dele.
É claro que muitas vezes vamos tropeçar nessa caminhada espiritual (eu mesma já estou com o dedão do pé arrebentado!). Somos humanos, com falhas, imperfeitos por causa do nosso pensamento egoísta e do nosso coração traiçoeiro. Muitas vezes teremos dúvidas. E algumas vezes, como qualquer pessoa normal, teremos nossos cinco minutos de estupidez. Aquele momento conhecido, quando fazemos algo extremamente ridículo, e depois, quando recobramos a sanidade, batemos na testa e, do fundo de nossa reflexão exclamamos: “putz, que m***!”

Peço perdão pela encheção de saco de alguns seres que se dizem crentes/cristãos/evangélicos. Que ainda não entenderam que Jesus era simples, perfeito, Deus encarnado, Senhor de toda a criação, mas não se metia na vida das pessoas. Nem enfiava o dedão cheio de razão na cara de ninguém (e olha que Ele era o ÚNICO que tinha moral pra isso...). Ele ensinava com amor, buscando o bem de seus filhos.
Mas não deixe de conhecê-Lo porque algumas pessoas passam uma imagem errada Dele. Pense no seu melhor amigo. Algumas pessoas falam mal dele e você o defende dizendo: “Vocês não o conhecem, como podem falar dessa maneira?”
Busque conhecer a Jesus. Garanto que valerá a pena! Dê uma chance a ele!

Pense comigo: se alguém se jogasse na frente de um carro pra te salvar, como você retribuiria? Seria grato, faria homenagem? Comporia uma canção? Andaria com uma foto dela na carteira? Faria uma comunidade no orkut?
E se essa pessoa, sabendo que você não quer saber dela, abrisse mão de todo o poder e riqueza que tem, e se colocasse na posição mais humilde que existe, pagando, em seu lugar, a sua sentença pelos seus erros? E se fosse crucificado, a forma mais terrível de morte? E, se depois de tudo isso, essa pessoa vencesse a morte e ressuscitasse, desafiando as leis que regem o nosso mundo? E se tudo isso, todo esse esforço fosse apenas para dizer: “eu te amo”?

O que você faria?



“Se isso não é amor, o que mais pode ser?
Estou aprendendo também...”
(Jota Quest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não fique encima do muro...
Gostou? Não gostou?
Apenas não fique indiferente... Deixe um comentário!