quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Atitudes que traçam o (bom ou mau) futuro

Uma das maiores armas espirituais que o diabo usa (sim, ele existe!) é o de diminuir a importância das nossas escolhas ERRADAS, para que não tenhamos noção de suas perigosas conseqüências. Nesses momentos ficamos cegos e achamos que nossas ações têm apenas efeito imediato. Mas alguns momentos da humanidade mostram como uma ação errada por tomar uma tremenda proporção, às vezes, inimaginável.

Vejamos um exmeplo de como uma pessoa nunca poderia imaginar o alcance de suas atitudes.

Apontado como uma das causas iniciais da Primeira Guerra Mundial, Gravilo Princip tinha 24 anos quando matou a tiros o arquiduque do Império Austro-Húngaro e possível herdeiro do trono imperial, Francisco Fernando, e sua esposa, Sofia, Duquesa de Hohenberg, em Sarajevo, no dia 28 de junho de 1914.


À esquerda, Gravilo Princip; à direita, Sofia e Francisco Fernando

Gravilo era ligado à organização conhecida como Mão Negra (organização nacionalista sérvia que recorreu ao terrorismo como uma forma de atividade política). O assassinato desencadeou os eventos que rapidamente deram origem à guerra. Resultado: uma guerra que ocorreu nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, na Europa, na África, e no Oriente Médio, envolvendo 12 países e um saldo de 19 milhões de mortos.



A Primeira Guerra Mundial, então "feita para pôr fim a todas as guerras" transformou-se no ponto de partida de novos e irreconciliáveis conflitos, pois o Tratado de Versalhes (que impunha perdas à Alemanha e a reparação de países atingidos por ela), assinado em 1919, disseminou entre os alemães um forte sentimento nacionalista, que culminou no totalitarismo nazi-fascista. As contradições se aguçaram com os efeitos da Grande Depressão, e nesse cenário surgiram e se consolidaram vários regimes totalitários na Europa.
Surge então, no cenário, um nome que seria ligado à guerra por toda a humanidade: o germânico de origem austríaca Adolf Hitler, líder do Partido Nazista.



Ele defendia que a Alemanha necessitava mais espaço vital e pretendia conquistá-lo na Europa Oriental. E já sabemos do resto da história: o maior confronto registrado na história humana: 50 milhões de mortos (dentre esses 6 milhões de judeus), além de aproximadamente 28 milhões de mutilados. Sem contar o terror e destruição causados pelos EUA ao usar a Bomba Atômica no ataque final ao Japão.



Quanto estrago feito por más decisões, alimentadas pela maldade humana.

Mas elas não chegam nem perto da pior ação cometida por um homem.

Não, ele não chegou a matar ninguém. Nem mesmo chegou a machucar uma pessoa. Mas sua atitude condenou todos os homens nascidos depois dele.

Adão não fazia a menor idéia do estrago que faria ao desobedecer a Deus. Achava que era apenas uma coisa sem importância, ou que o efeito pararia nele, ali mesmo no Éden. Enganou-se...
Muitas pessoas pensam que o problema foi o fruto. Não, queridos. O fruto ali não era um problema. Era o livre-arbítrio de Deus que se manifestava ao homem.
Se você não tem uma escolha, não pode dizer que é livre, por isso a liberdade nos foi dada nesse momento, através de Adão.
O que estava sendo tratado era se Adão ia obedecê-Lo ou não. Esse é o conceito de pecado: algo que vai contra o princípio de Deus. E foi isso que nos separou de Deus.
Essa foi sua herança...

Temos que entender que Deus trabalha por princípios. Ele poderia ter dito pra Adão:
- não tire essa pedra do lugar ou
- não brigue com os bichos ou
- não ponha a língua pra fora ou
- não fique se implicando com Eva.
Não interessa se é mentir, roubar ou bater na mãe por causa de comida. Pecado é pecado e pronto, simplesmente porque fazemos diferente do que Deus quer.
O pior é que, além de desobedientes, ainda justificamos com nosso ponto de vista. Muitas vezes os princípios de Deus são desrespeitados com a desculpa de que “a sociedade pensa diferente”. Sim, essa mesma sociedade está se afastando cada vez mais da presença de Deus. Querem bondade, dizem “graças a Deus”, mas não querem seguir seus ensinamentos. Sabe o que a Bíblia fala disso? “Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa.” (Carta aos Romanos 5.7).
As pessoas querem um Deus paizão, que aceita tudo o que os filhos fazem. Não se engane. Ele é amor mas é justiça. Sim, como FILHOS temos que OBEDECER, não DITAR AS REGRAS.

E mais: a Bíblia mostra que só através de Jesus Cristo podemos obter o perdão de Deus. Veja:

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.” (Carta aos Romanos 5.8-15).

Como entender também uma sociedade que quer proibir um tapa na bunda, mas defende o aborto? Que outros princípios de conveniência estão direcionando as mentes? Como se deixar levar por quem ignora Deus, classificando-o como criação da imaginação humana? Ou os que se dizem seus filhos, mas não fazem Sua vontade?

Na dúvida, fico com Deus. Ele, sim, sabe do nosso passado, o quanto isso nos afeta no presente e o que acontecerá no futuro. Ele nos ensina o modo correto de viver (através da Bíblia) e alerta-nos sobre os problemas que podemos trazer pra nossa vida e para os que nos rodeiam.

Foi por isso que Ele disse a Adão: não coma desse fruto...

É por isso que Ele ainda nos pede: ouça-Me, meu filho...


_________________________
Dados históricos sobre I e II Guerra Mundial - fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não fique encima do muro...
Gostou? Não gostou?
Apenas não fique indiferente... Deixe um comentário!