sexta-feira, 23 de março de 2012

Discussões, verdades e o Caminho...


Há um discurso predominante no mundo, uma frase que eu considero sem lógica, que diz: “futebol, política e religião não se discutem”.
Certo.
E vou conversar sobre o que? Sobre o Silvio Santos resolver assumir os cabelos brancos?
Minhas conversas giram, sim ao redor desses assuntos. Não só deles, mas eles são parte das minhas ponderações, opiniões e discussões com as pessoas.
Se eu não discutir sobre futebol, não vou expor minha opinião de que essa Copa do Mundo no Brasil é um tremendo desperdício de dinheiro, um investimento fantástico na política do “pão e circo”.
Se eu não discutir sobre política, como vou conscientizar pessoas sobre a importância do voto consciente e de como reeleger políticos corruptos pode destruir, dia a dia, ano a ano, o futuro de nosso país?
Pra mim (e fique bem claro que não creio que isso seja uma verdade absoluta, é apenas minha opinião), essa frase normalmente é usada por pessoas que tem medo de defender suas convicções porque não têm base, nem argumento, nem desculpas, nem lógica, nem linha de raciocínio sobre o que são suas “opiniões”. Mais ainda, tem uma tremenda resistência em aprender, ignorando que com o aprendizado desenvolvemos senso crítico, que nos impulsiona a rever nossos conceitos. Isso nos faz pessoas diferentes. Algumas pessoas simplesmente não querem mudança alguma.
Claro que pensar em mudança está relacionado ao ego. Minha opinião, minha escolha, minha certeza, meu pensar, meu modo de agir. Minhas experiências me levaram a pensar dessa forma. Meu passado me ensinou a viver assim. Minha personalidade faz com que eu me identifique com isto ou rejeite aquilo. Somos frutos de nossa vivência, seja ela boa ou ruim. Esse é o meu jeito de viver...
O problema é quando essa resistência à mudança está relacionada a Deus...
Todo mundo no Brasil se diz “filho de Deus”, acredita que faz parte do povo de Deus. Mas o Deus sendo pregado por aí é um deus hippie, com a cabeça cheia do fumo, pregando um amor que permite qualquer coisa, que está mais preocupado que sejamos felizes, da nossa maneira, só porque ele nos ama...

Véi, na boa... Não caia nessa!

Se você realmente se acha povo desse Deus, veja o que Ele mesmo deixa claro:
...se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. (2 Crônicas 7:14)
Os princípios de Deus são eternos, não mudam de acordo com seu humor (que também não muda) nem dependendo de com quem Ele está lidando. Abraão, Davi, Pedro ou eu, meu vizinho ou o dono da padaria, todos nós sempre seremos avaliados pelos mesmos critérios. Os de Deus.
No versículo que eu citei, há uma palavra que expressa uma condição: se. Isso quer dizer que a reação de Deus vai depender da minha ação. Primeiro, porque Deus não é trouxa de assinar embaixo de tudo o que fazemos, já que a maioria dessas coisas desobedece a Sua vontade.
Outro caso:
Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto,
se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. (Provérbios 2:1-6).
Traduzindo: se você buscar o conhecimento de Deus, DA MANEIRA DELE, você O conhecerá. Não adaptar esse conhecimento com o meu pensamento, fazendo uma salada e achando que Deus vai aceitá-la, porque nosso pensamento falho e pecador será uma lagarta bem gorda nessa salada. Sabe aquela sensação de ver algo se mexendo no seu prato? Multiplique pelo infinito e vai ter uma noção do que Deus acha dos nossos pensamentos contaminando os Dele.
Mas o modo de vida que Deus queria parecia muito difícil, muito utópico, inatingível. Então Deus envia Seu Filho perfeito, para nos servir de exemplo. Tipo: “filho, viva no meio deles. Mostre como devem viver, mostre-lhes que é possível. Não só possível, necessário para que eles realmente cheguem-se a Mim”.
Sério, Jesus conhece Deus como ninguém, e isso não é uma figura de linguagem. É como você e seu pai, seu irmão, seu melhor amigo: nenhum bocó que apenas ouviu falar deles vai conhecê-los tanto quando você.
O problema é que sempre vai ter um bocó que vai ter suas próprias más opiniões sobre as pessoas que você ama. Muitas vezes a opinião dele vem de terceiros. Mas por conhecer seus amigos e parentes você sabe reconhece as acusações injustas.
Assim aconteceu com Jesus.


Pessoas que não queriam corrigir seus pontos de vista se ofendiam com seus ensinamentos, porque elas estavam acostumadas ao seu próprio modo de seguir a Deus. Seu ódio por aquele que ensinava o modo certo chegou a tal ponto que o crucificaram. Esse ato está carregado de um ódio tremendo, pois era a pior morte da época, a mais dolorosa e vergonhosa possível.
Mas isso fazia parte de um plano maior. Deus sacrificou seu Filho porque Ele mesmo nos avisa: “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23). Nossa desobediência a Deus é tão grave que o castigo é a morte. Mas não essa morte, de enterrar um corpo que voltará ao pó. Não apenas essa, mas também a morte espiritual de passar a eternidade distante de Deus. Esse é conceito de inferno. É a Bíblia que diz que ele foi feito para satanás e seus anjos (Mt 25.41), pois eles se rebelaram contra Deus. E como Deus é justo, Ele tratará TODOS da mesma maneira: os que não querem obedecê-lo, como o diabo e seus comparsas que foram na conversa dele, vão passar a eternidade no lugar feito para os que não querem viver com Ele, pois passaram a vida terrena mostrando isso.
Os cristãos verdadeiros são aqueles que entenderam que dependem exclusivamente de Jesus para que lhes ensine como agradar ao Pai. Mas mais do que isso, reconhecem que são pecadores e que o sacrifício de Jesus lhes trouxe o perdão e por isso passaram a depositar sua vida, seu coração nas mãos Dele. Não são pessoas cuja prioridade é encher uma igreja, tirar dinheiro de pessoas ou vencer uma discussão. São pessoas que sofrem e são capazes de pagar os piores preços para que o mundo entenda que, apesar de encontrar felicidade no erro, está caminhando na direção contrária a Deus. Esses cristão estão sendo processados, torturados, queimados e até mesmo mortos para que o mundo venha a conhecer a Cristo.
Entenda: Jesus sabia do que estava falando. Por realmente conhecer Deus, Seu Pai, Ele, mais do que ninguém, sempre teve autoridade para falar sobre Deus. E disse algo que se tornou um dos versículos mais famosos da Bíblia. Mesmo quem não é cristão sabe de cor João 14.6:
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


Ser cristão não é fácil. Cristãos sofrem porque muitos continuam buscando seu próprio caminho até Deus. Sofrem porque sabem que, no final dessa caminhada, essas pessoas descobrirão, da pior forma possível, que seguiram um caminho errado e estarão longe demais para retornar. Cristãos desagradam pessoas por não concordarem com seus caminhos que levarão à separação de Deus...
Pensa no filho que sempre foi correto, apontando para o pai os valentões que o agrediram...
Imaginou a cena?
Imagina o sentimento no coração desse pai?
Como acha que ele olharia os agressores de seu amado filho?

É, é isso que vai acontecer... Jesus deixa claro isso:
Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. (Mateus 10:32-33)
O próprio Jesus, diante do Pai, vai apontar os que o desprezaram a vida inteira, que ignoraram o que Ele fez por essas pessoas...
E acha que o pai vai ficar do lado de quem?
Jesus foi morto por mim e por você porque NÃO HAVIA OUTRA MANEIRA.
Ainda hoje, NÃO HÁ OUTRA MANEIRA.
E nunca HAVERÁ!
Ou realmente acha que Deus faria isso com seu próprio Filho para que Ele fosse uma alternativa?

Muitos repetem a frase "todos os caminhos levam a Deus", parafraseando a famosa "todos os caminhos levam a Roma". A segunda era verdadeira, a primeira é uma farsa, mais divulgada ainda na pós-modernidade, onde as verdades absolutas são combatidas e o importante é ser feliz à sua maneira, mesmo que isso quebre padrões e princípios que nortearam gerações...
Não, realmente apenas por Jesus podemos chegar ao Pai...

Não é o meu caminho, que estou tentando enfiar goela abaixo de sua pessoa, querendo vencer uma discussão de religião. É o que Deus me ensinou quando parei de lutar com Ele, fazendo as coisas da minha maneira. E o sentimento que me inspirou a escrever este texto é o de temor pelo que vai acontecer caso você continue ignorando o Filho de Deus...
Ao ler este texto, não pense em mim irritada, tentando apenas fazer com que você concorde comigo, porque eu sou a dona da razão... Para que você realmente entenda a essência desse post, releia-o, imaginando que eu seguro sua mão, meus olhos estão cheios d’água fitando os seus e meu coração está ansioso, desesperado, preocupado com a sua vida espiritual, com a segurança da sua alma.
Eu aprendi que é o que um verdadeiro cristão deve sentir: os mesmos sentimentos que Jesus sente enquanto você lia esse texto...

Qual tem sido a sua visão sobre Jesus?




Marielen Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não fique encima do muro...
Gostou? Não gostou?
Apenas não fique indiferente... Deixe um comentário!