quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Polishop e a igreja

Olha, a propaganda é a alma do negócio.
Passando pelos canais de TV, acredito que todos já ficaram alguns minutos assistindo as invenções fabulosas do canal Polishop, pensando que realmente a sua vida nunca fez sentido porque você não conhecia os aparelhos de última geração vendidos pelo canal...

"Emagreça com o grill do George Foreman!"
De repente, raciocino que meus quilos a mais não são resultado de uma alimentação absurda, baseada em frituras, conservantes e muita inércia como cobertura, mas sim porque não tenho o grill do George Foreman.
"O AB Shaper substitui TODOS os aparelhos de uma academia."
Porque as academias não se enchem daquele troço e pronto? Pra que leg press, supinos e coisas do gênero?
"Seu cabelo não é rebelde, já é anarquista?"
Compre a escova trá lá lá, que gira 300 mil voltas por minuto, com a mesma intensidade de uma furadeira." E novamente me pergunto: porque os profissionais da beleza preferem ter L.E.R. de tanto fazer os mesmos movimentos escovando cabelos ao invés de comprar os maravilhoso aparelho que alisa até bombril?
"Emagrecer é coisa do passado!"
Use o modelador por baixo de vestidos, calças e pareça magra!" Eles só não dizem o que a mulher vai fazer quando for processada por propaganda enganosa, quando perceber-se tudo o que etsá espremido naquele instrumento de tortura...

THE question: porque essas coisas, tão maravilhosas e com tantas promessas, não substituem as nossas velhas e tradicionais maneiras?

Simples: nem tudo pode ser substituído por fórmulas mágicas. Sem contar que nossos olhos brilham porque tudo o que nos é oferecido tem as palavras mágicas da pós-modernidade: sem esforço, menos tempo, com a maior facilidade...

Trazendo isso para a vida espiritual, vejo que algumas igrejas resolveram adaptar a mensagem Polishop no desenvolvimento espiritual. Até imagino a propaganda:

"Está cansado de ir na Escola Bíblica Dominical, tendo que abrir a Bíblia e aprender o que está escrito em 66 livros? Não aguenta mais esse papo de santificação, que parece uma dieta, cortando tudo o que é gostoso e deixando só o que é saudável e sem graça? Os seus problemas acabaram! Chegou o kit crente-poderoso!
Depois de confirmado o pagamento, você recebe seu kit crente-poderoso contendo: sal grosso, água ungida, sabonete ungido, toalhinha ungida e um livrinho cheios expressões crentes para parecer espiritual! E não perca a promoção: ligando agora, você recebe seu certificado de dizimista fiel, assinado por Jesus. Não perca a oportunidade de ser crente sem precisar entender o Antigo Testamento. Deixe as várias cartas de Paulo de lado e economize tempo para ir ao cinema, pescar ou viajar!"

Sinceramente?
• Sal grosso só teria sentido pra mim se o capiroto tivesse pressão alta;
• Água ungida: se você assistiu Sinais, com o Mel Gibson, sabe o quanto a água pode ser útil nos momentos de tensão e medo no encontro com seres sobrenaturais;
• Sabonete: nada irrita mais o diabo do que um crente de corpo limpo! O espírito? A gente cuida outra hora!
• Toalhinha ungida: lembre-se que uma toalha usada por um "pastor-de-santo" é mais santa;
• Certificado de dizimista fiel: assim como seguro e plano de saúde, só usufrui da "bença" quem tá com as prestações em dia, claro!

Claro que a Bíblia mostra que essa situação não é nova nem original:
"Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas, e lhes disse: "Está escrito: 'A minha casa será chamada casa de oração' mas vocês estão fazendo dela um 'covil de ladrões'..." (Mateus 21.12,13)


Estamos nos acostumando a essa situação... Muitos não conseguem entender o que se passou no coração de Jesus ao dar de cara com os vendedores no templo... E esquecem que ele não mudou de opinião...

=S

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Will. Sou autor do blog Celebrai.

    Gostei do que vi por aqui e já estou seguindo este blog.

    Quando puder, faça-nos uma visita e se gostar, siga-nos: www.celebraii.com.br

    Abs.

    ResponderExcluir

Não fique encima do muro...
Gostou? Não gostou?
Apenas não fique indiferente... Deixe um comentário!