segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Contextualizando

"Depois todos foram para casa, mas Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada ele voltou ao pátio do Templo, e o povo se reuniu em volta dele. Jesus estava sentado, ensinando a todos. Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos. Eles disseram: - Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso? Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo. Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles: - Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher!



Depois abaixou-se outra vez e continuou a escrever no chão. Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. Então Jesus endireitou o corpo e disse: - Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você? - Ninguém, senhor! - respondeu ela. Jesus disse: - Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!" (João 8.1-11)

É claro que o esperado era Jesus meter o dedão na cara dela e chamá-la de perdida, pecadora, sem vergonha e todos os adjetivos moralistas. Pelo menos eu acho que era isso que os discípulos esperavam.
Mas não.
Vemos um Jesus que era tremendamente inteligente. Bom, mesmo em forma humana, Ele ainda era Deus. Na limitação que este corpo e esta mente possuem, Ele ainda era Deus.
A pegadinha da coisa era que se Ele falasse "não façam isso, vamos perdoar, faça amor não faça guerra" (como muita gente acha que era o discurso Dele), Ele estaria desobedecendo a lei dada a Moisés e estaria sendo um rebelde, um herege e também seria condenado. Mas se Ele gritasse "taca pedra na Geni", Ele também responderia, porque estava sob o domínio romano e só Roma tinha poder pra tirar a vida de pessoas.

Mas não era só isso. Essa passagem não se refere apenas a escapar de armadilhas. Era uma mensagem de amor e perdão.

Creio que Jesus ficou com o coração triste ao ver a situação daquela moça. Ao examinar o que se passava naquele momento, Ele deve ter lido em seu rosto a vergonha, o desespero, o medo. As marcas que ela carregava no corpo e na alma. As tristezas, decepções, desilusões. A falta de perspectiva na vida e a falsa segurança da ideologia de "apenas aproveitar o momento". E na sua resposta aos homens que a acusavam, Ele oferece perdão e amor.

Note: PERDAO e AMOR.

Não apenas amor. Ele não foi apenas bonzinho. Não a tratou como vítima. Não passou a mão na sua cabeça e disse: vamos esquecer tudo isso.

Houve também palavra de correção: vá e não peque mais. Vá e não faça isso novamente.
Implícito: eu te amo, mas o que você faz é errado.
Palavras de correção e amor de um pai.

A nossa sociedade não entende o que é receber o perdão porque não reconhece que erra. Tudo é conveniente, tudo é ponto de vista, tudo é relativo. Mas no fundo, não tão no fundo, sabe que debaixo de todas as justificativas, de todas as fugas, de todas as desculpas, existe a certeza de que erramos conscientemente. Esses erros chama-se PECADOS.
Eu posso receber amor de Deus sem me arrepender?
Não exatamente. Abrir os olhos pela manhã, uma família que me ama, ter o alimento na mesa, um emprego que me sustenta, tudo isso é fruto da misericórdia de Deus que se renova a cada manhã. Mas isso não quer dizer que estou usufruindo esse amor. É como se eu vivesse de amostras grátis de um produto que eu adoro, mas sem comprar a embalagem normal porque não quero pagar o preço estabelecido.

Deus nos oferece o perdão de nossos pecados através de Jesus. Jesus não odeia os mentirosos, os ladrões, as prostitutas. Ele odeia o que eles fazem, porque os afasta Dele. Ele veio à terra para nos dar exemplo de como Deus quer que vivamos. E hoje o mundo ao nosso redor perdeu os princípios, os parâmetros, o caráter e diz que você pode personalizar tudo, até Deus. Você pode montar o seu Deus particular como quem monta o senhor Cabeça de Batata.
Uma característica agradável a mim daqui, outra dalí e o deus que eu consigo é um recorte particular, feito à minha imagem e semelhança. E é claro, como um pai idealizado por crianças e adolescentes, é legalzão, aceita tudo o que é feito e nunca corrige.

Hoje a mulher simplesmente poderia responder a Jesus: "peraí, mas eu não pedi perdão de nada! Quem você pensa que é pra vir me falar de perdão? Eu sei o que eu estou fazendo, quem decide a minha vida sou eu! Fica na tua ou eu te processo por discriminação!"
As pessoas querem amor.
Não querem perdão.
Não querem reconhecer que erram.
Uma pena...
Deus já sabe onde esses erros vão levá-las. Por isso enviou Jesus para resgatá-las.
Mas elas preferem pagar o preço.
Pena que ainda não compreenderam o preço que foi pago por elas, numa cruz, há muito tempo atrás...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não fique encima do muro...
Gostou? Não gostou?
Apenas não fique indiferente... Deixe um comentário!