sexta-feira, 17 de junho de 2011

O louvor pós-moderno



O que se percebe nas igrejas, em relação ao louvor, é um desejo de padronização da adoração, para facilitar sua “identificação”, sua “classificação” ou mesmo julgamento por parte de líderes, ou mesmo da igreja como um todo. Ao pré-estabelecer os parâmetros de um louvor, para que este seja reconhecido e aceito pela igreja, busca-se a ideia de unidade ou nivelação espiritual, ambas enganosas quando surgem de um conceito de igualdade mais preocupado com a aprovação do público do que sua essência diante de Deus. Estamos lidando com uma geração que valoriza a estética e que prefere a aparência ao invés de uma análise de princípios e essência. Resumindo: desde que agrade, não importa a base, o fundamento, a intenção do trabalho.
Esse pensamento resulta da secularização de algumas áreas da igreja, pois o individualismo exacerbado e a necessidade de recursos cada vez mais modernos podem substituir, de forma tremendamente nociva ao corpo de Cristo, a verdadeira adoração, o reconhecimento da majestade e grandeza de Deus.
Aliás, essa é uma das características do “novo” louvor. Como a pós-modernidade enaltece o prazer, muitos ministérios de música têm se adaptado ao estilo da moda, imitando “ministrações” da cantora A ou do pastor B, por serem os formadores de opinião, mas na verdade apenas lançam moda. E sabe-se que a moda é algo superficial, passageiro e substituível ao menor sinal de tédio ou descontentamento. Por essa busca, há que se encontrar os melhores músicos, os instrumentos mais modernos, pois para que o público participe da adoração precisa haver qualidade no equipamento, mais do que compromisso com Deus.
Também é comum a transformação do momento de louvor em um show, trabalhado e desenvolvido para agradar ao membro, à pessoa que frequenta a igreja, mas não a Deus. Seu nome é utilizado como justificativa para grupos estarem à frente, mas muitas vezes não há intenção de oferecer a Ele (e somente Ele) o momento apresentado.
Quando se fala em louvor e adoração, automaticamente vem à mente o momento de cânticos da igreja, onde os mais jovens podem expressar de uma maneira mais contemporânea sua participação musical, normalmente mostrando o quanto sabe imitar, com todas as suas singularidades, o cantor gospel da moda. Isso é um engano, pois vemos em vários textos bíblicos que a adoração nunca se limitou ao ambiente da igreja, muito menos a um momento na liturgia, ou ao estilo de música, mas ao estado de reconhecimento da grandeza do Senhor, independente da situação e do lugar.
Cria-se o clima perfeito para induzir o povo a se emocionar, para atestar que Deus está se manifestando no lugar. Numa sociedade adestrada para evitar o ato de pensar, mas condicionada a fazer sua própria vontade na busca de atividades prazerosas, seleciona-se oportunidade, estilo e lugar para adorar a Deus, quando esta é a direção contrária à adoração espontânea.
Como adoradores, devemos ajudar a igreja a recuperar o foco no merecedor da adoração, Deus. Independente do equipamento, da técnica vocal. Cada membro, cada cristão, cada adorador não pode ter como base a estrutura humana para adorar, pois na ausência desta, todo o “clima espiritual” se vai e sobra a frustração e a quebra da conexão com Deus. Minha adoração não pode estar baseada no clima ao meu redor, pois muitas vezes, como vemos na Bíblia, em Salmos, nos momentos de angústia o salmista adora a Deus. Como, então, buscar o momento de paz, tranquilidade, estabilidade para então adorar ao Senhor?
Outro ponto importante, essencial para recuperarmos a identidade da igreja de Cristo, é reavivar o senso coletivo, tirando o foco da individualidade exacerbada e supervalorizada neste século, para que a adoração na igreja possa ser resultado de um grupo que se mantém buscando a Deus em um único pensamento, para então estarmos sincronizados em essência, não em formas e rituais.
Ao buscar a compreensão da essência, e não da forma, entenderemos melhor como nossa adoração genuína é destituída de ritos, fórmulas mágicas, padrões, mas que mesmo em meio às nossas diferenças se torna unificado diante de Deus. Da mesma maneira, ritmos e gostos pessoais, em momentos de reunião de várias faixas etárias, devem ser deixados momentaneamente de lado em prol da unidade espiritual da igreja. Resumindo: buscar evitar os extremos da pós-modernidade, que destruam o objetivo da igreja como Corpo de Cristo, criada para louvar a Deus.


Marielen Cordeiro

______________________________
Texto produzido por mim, para a disciplina de Louvor e Adoração, parte do programa do curso de Bacharel em Teologia, no qual me formo no final deste ano!

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, realmente tenho percebido que o Ministério de Louvor, está virando Ministério de Música, onde as pessoas tem buscado a perfeição,preocupando-se com afinação,focando-se em si mesmo e na igreja, esquecendo-se que a perfeição encontramos somente no Senhor, e o que Ele quer é a Simplicdade, que os adoradores o adorem em Espírio e Verdade!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Sâmia... Hoje busca-se a perfeição técnica para agradar a audiência, mas falta um coração contrito, quebrantado e simples na presença de Deus. Quantos ministérios de música já quebraram por disputas internas, não é?
    Obrigada pela participação no blog!

    abraços

    ResponderExcluir

Não fique encima do muro...
Gostou? Não gostou?
Apenas não fique indiferente... Deixe um comentário!